sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O meu 1º dia em Cuba!

Após quase duas horas e meia de viagem,numa estrada solitária e escura, aproximamo-nos do 'Cruzeiro de los Alvarez', local onde vive a familia de Orli!
A cidade mais próxima é Cólon,que fica a 13 km, provincia de Matanzas.

Não queria acreditar quando chegámos a esta modesta casita. No seu pátio, estava toda, e digo TODA a familia de Orli, esperando por nós!Já eram cerca das 2:30h da manhã, e desde os mais pequenos até aos mais graudos, todos desejavam abraçar-nos e ver-nos.

Orli já não ia a Cuba á cerca de ano e meio! Eu era a 1ª vez! Mas, meus amigos, a recepção foi fabulosa!Senti-me imediatamente em casa, como se tivesse regressado às origens!Um sentimento puro, forte, e muito verdadeiro! Apenas me preocupava em que eles me entendessem, e que saberia rapidamente o nome de cada um. Apesar de já ter falado com eles pelo telefone, de Portugal, lidar com eles ao vivo, e devido á familia numerosa, seria mais dificil identificá-los sem erro!

Após esta recepção, deitámo-nos. A minha 1ª vez com mosquiteiro! Acordámos logo pela manhã - 07:00h. O calor, não nos deixava ficar muito tempo na cama. E a ansiedade de ver Cuba á luz do dia, não me deixava sossegado!!!

Ao acordar disse para mim mesmo:'Joaquim, estás em Cuba.Um sonho que se tornou realidade, portanto cada minuto, cada segundo vais vivê-lo intensamente, e sem reservas!' Assim foi...
Ao pequeno almoço-pão semi seco, e leite com chocolate- fez-me lembrar de tempos antigos no alentejo em que minha avó molhava o pão no leite com chocolate.Porque não fazer o mesmo? E fiz!

O leite era da vaca do vizinho, que ainda pertencia à familia. Ao acordar pôde observar a ordenha enquanto lavava os dentes na pia do pátio das traseiras!Numa sintonia perfeita, as galinhas balançavam os seus rabiosques, cacarejando o seu bom dia!Sentia-me em casa!!!

O próximo passo, e após o pequeo almoço seria conhecer toda a familia, e as respectivas casas!
Esta casa da foto, é dos pais de Orli, foi nela que ficámos!A olhar para ela neste momento, as lágrimas enchem os meus olhos de saudade!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao ler
parece que estou a viver a tua estadia de perto, gsoto dos pormenores tão reais...
Alzira