sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Muita emoção...


Ao aterrar em Havana, o meu coração bateu mais forte! na ansiedade de ver quem nos esperava, e na forma como atravessar a alfândega sem problemas!
Após quase duas horas esperando as malas, dirigimo-nos até à zona da alfandega, e o inesperado aconteceu - fui 'desviado' para fiscalização das malas!
Como sabem, uma ida a Cuba significa levar sempre muitos bens essenciais que julgamos necessários aos cubanos!Entre estes bens, levámos um fogão de placas para a mãe do meu amigo Orlando. Após várias revistas, eles decidiram, perante a nossa admiração, e desgosto, abrir as malas, e tirar tudo para fora! Não imaginam o nervosismo.
O meu amigo Orlando, habituado a estas andanças, começou a enervar-se,e falando um pouco mais alto, foi 'encaminhado' pelos seguranças até outra parte distante da zona onde eu estava. Eu senti-me impotente, mas decidi enfrentá-los com a cabeça erguida-afinal era um turista!
Após todas as pesagens, todas as revistas, decidiram que tinhamos que pagar 150€ pelo peso das malas. Digo 'decidiram' porque não existia uma tabela por onde se guiassem. Eles esperavam negociar conosco, na tentativa de ganaharem algum dinheiro extra! Para não falar no fogão que ficou retido na alfandega, pelo qual recebi um papel para o poder levantar no dia de regresso!
Uma etapa estava para trás.Finalmente, e após tantos sonhos, eu estava a pisar o solo de Havana!!Sentia-me muito feliz, emocionado, mas devido á viagem, ao nervosismo e ao stress estava esgotado, com fome, e com pouca paciência!
Dirigimo-nos para a porta - esperávamos encontrar a familia de Orli à nossa espera, mas nada!Ninguém esperava por nós. Eram 22h em Cuba, o aeroporto estava quase vazio...só tinhamos duas opções: ou esperar mais tempo, e aproveitar para comer alguma coisa, ou apanhar um táxi até Cólon que ficava a 200 km de distância!
Após a ida á ao Wc, e ao bar, dirigimo-nos até á porta. Somos abordados por vários taxistas que tentam vender os seus serviços. Preferimos esperar um pouco mais...
Ao levantar os olhos, vejo 3 pessoas na nossa direcção. Vejo uma Srª frágil,magrinha, mas resplandecendo amor, estendendo os seus braços em direcção ao seu filho - era Eugénia, mãe de Orli!
Entrámos para a 'máquina russa', e seguimos até Cólon, uma viagem de duas horas!
Eram as minhas primeiras emoções em Cuba - terra do Fidel!

Sem comentários: